quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grupo 2-Segunda geração da poesia romântica brasileira

Romantismo Brasileiro

Referências históricas

Contexto sócio-político da época (início do Romantismo no Brasil):
·         1808 - chegada ao Brasil de D. João VI e da família Real
·         1808/1821 - abertura dos portos às nações amigas; instalações de bibliotecas e escolas de nível superior; início da atividade editorial.
·         1822 - Proclamação da Independência. Daí nasce o desejo de uma literatura autenticamente brasileira.
·         1831 - abdicação de D. Pedro I e início do Período de Regência, que vai até 1840 (maioridade de D. Pedro II); fundação da Companhia Dramática Nacional; início da Guerra do Paraguai até 1840)

Características literárias do Ultra-Romantismo

·                     liberdade criadora (o conteúdo é mais importante que a forma; são comuns deslizes gramaticais);
·                     versificação livre;
·                     dúvida, dualismo;
·                     tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo, satanismo, masoquismo, cinismo, autodestruição;
·                     fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação (escapismo, evasão);
·                     desilusão adolescente;
·                     idealização do amor e da mulher;
·                     subjetivismo, egocentrismo;
·                     saudosismo (saudade da infância e do passado);
·                     gosto pelo noturno;
·                     consciência de solidão;
·                     a morte: fuga total e definitiva da vida, solução para os sofrimentos;
·                     sarcasmo, ironia.



Autores e obras

Álvares de Azevedo

Poeta que melhor representou a estética ultra-romântica. Tendência aos aspectos mórbidos e depressivos da existência, degeneração dos sentimentos, decadentismo e até satanismo. A escolha vocabular reflete essa tendência: "pálpebra demente", "matéria impura", "fúnebre clarão", "boca maldita", entre outros. Esta linguagem, acrescida de termos científicos, voltará no Simbolismo com Augusto dos Anjos.
Morreu tuberculoso aos 20 anos de idade, não sendo reunida em livro sua obra.
Obras Principais:
·         "Liras dos vinte anos" - livro-síntese dessa geração pois revela a força lírica e a v ironia romântico-macabra
·         "Macário" - composição livre, meio diálogo, meio narração
·         "O Conde Lopo"
·         "Poema do Frade"
·         "Pedro Ivo" (poemetos)
·         "Noite na Taverna" - prosa narrativa fala da boemia estudantil da época, que era uma forma de protesto e fuga

Casimiro de Abreu

Poeta que representa a sensibilidade brasileira espontânea. Levou vida boemia e morreu de tuberculose Sua poesia não foi muito inovadora, sendo considerado mais ingênuo dos românticos. Conhecido como "poeta da infância", fala muito da inocência perdida Trabalha também temas do chamado “romantismo descabelado”: exílio e lirismo amoroso.
Obras Principais:
·         Camões e o Jau (teatro)
·         Carolina (romance)
·         Camila (memórias)
·         A Virgem Loura (prosa)
·         Primaveras (poesia)

Fagundes Varela

Poeta romântico boêmio inspirado pelo byronismo. A morte marca sua vida pessoal com a perda do filho de três meses e da ex-esposa. Por sua amizade com Castro Alves, fez a ponte da poesia pessimista à poesia social. Falece, alcoólatra e mentalmente desequilibrado tornando-se o protótipo do poeta maldito brasileiro.
Obras Principais:
·         Noturnas (1861), O Estandarte Auriverde (1863), Vozes da América (1864), Cantos e Fantasias (1865), Cantos Meridionais (1869), Cantos do Ermo e da Cidade (1869), Anchieta ou Evangelho na Selva (1875), Diário de Lázaro (1880), Cantos Religiosos (1878) - poesias
·         Ruínas da Glória, Ester, Ina, Cora - prosa

Junqueira Freire

Luís Junqueira Freire nasceu em 1832, em Salvador. Formou-se professor aos 20 anos. Morreu em 1855, logo após a publicação das Inspirações do Claustro. Seu poema em destaque foi Meu filho no claustro.
Obras Principais:
·         Inspirações do claustro (1855)
·         Contradições poéticas (data incerta)



Referências:

Um comentário:

  1. Detalhar as características literárias. Qual texto será analisado em sala de aula. Aguardo nova postagem e/ou comentário. Vera, Obrigado

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