sexta-feira, 3 de junho de 2011

Grupo 05- Prosa Romantica Indianista

                                                Prosa Romantica Indianista
O romancista procura valorizar as nossas origens. Há a transformação das personagens em heróis, que apresentam traços do caráter do bom selvagem: valentia, nobreza, brio. Essa tendência do romance romântico encontramos nas obras: O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar.
 Gonçalves de Magalhães X Gonçalves Dias. Ou “A Confederação dos Tamoios" X "Canção do Tamoio". Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias apesar de terem suas literaturas voltadas ao indianismo, à natureza e à Pátria, possuem pontos de vista divergentes. Enquanto este ressalta o índio dizendo-o digno e valoroso em sua realidade, aquele o põe em uma posição de inferioridade, onde apenas em mundos distantes teria paz. Em seu poema "A Confederação dos Tamoios", que fala sobre a reunião dos chefes dos índios Tupinambás da região do litoral paulista e sul fluminense, após a revolta ante a ação violenta dos portugueses contra eles, Magalhães coloca a realidade do índio como uma luta em prol da sobrevivência; sem paz eles sonham com um paraíso nunca dantes imaginado, onde apenas a harmonia e a beleza reinam. Em contrapartida, Dias, em seu poema "Canção do Tamoio", que retrata o nascimento de um índio, cuja imagem personifica a de um verdadeiro herói (clone do cavaleiro medieval das novelas européias românticas), desenvolve o tema indígena fazendo uso de lendas e mitos, conflitos e amores, valorizando e exaltando o índio. Ambos os poemas são de foco indianista, a única mudança seria o modo como os indígenas são tratados pelos poetas. Enquanto Gonçalves de Magalhães considera o índio como "bárbaro ou selvagem", Gonçalves Dias o considera como um "bom selvagem” (uma referencia a Rousseau). Em se tratando da forma são completamente diferentes já que aquele está ainda preso aos padrões clássicos, enquanto este buscou captar a sensibilidade e os sentimentos do povo indígena, expressando uma linguagem simples e acessível, utilizando-se das métricas do Romantismo. É de levar em conta que, para a literatura brasileira, tanto os poemas de Gonçalves de Magalhães, quanto os de Gonçalves Dias, acerca do indianismo são maravilhosos, repletos de características e visões próprias, o que é comum na literatura à subjetividade. A literatura se sustenta através de suas teorias e, toda teoria surge a partir de novos fatos.
Obras

 José de Alencar

Senhora de José de Alencar, retrata a oposição do dinheiro e amor. Lucíola, também de Alencar, retrata a prostituição do século XIX. É um romance urbano. O Guarani, Iracema e Diva, que é um dos romances urbanos do escritor brasileiro José de Alencar foi publicado em 1864. Também se pode considerar a continuação de Lucíola.Consolidador do romance, um ficcionista que cai no gosto popular. Sua obra é um retrato fiel de suas posições políticas e sociais: grande proprietário rural, político conservador, monarquista, escravocrata, burguês. Pode-se perceber o medievalismo no personagem de O Guarani, Peri (bom selvagem) que deveria respeitar a realidade social de que ao senhor de tudo deve-se obediência, respeito e lealdade.

Noite na Taverna

Noite na taverna, livro em que jovens embriagados contam histórias macabras de crimes e paixões. A obra de Álvares de Azevedo é o ponto mais alto do ultra-romantismo brasileiro. Apresenta sete contos marcados por violência, crime, incesto, traição e assassinato.

 Inocência

Inocência é considerada a obra-prima não só de Taunay, mas também do romance regionalista de nosso Romantismo, e sua qualidade resulta do equilíbrio alcançado na contraposição de vários aspectos: ficção e realidade, valores românticos e valores da realidade bruta do sertão, linguagem culta e linguagem regional. Trata-se de uma história de amor impossível, que envolve Cirino, prático de farmácia que se autopromovera a médico, e Inocência, uma Jovem do sertão do Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário, representante típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região.
A realização amorosa entre os jovens é inviável, porque Inocência fora prometida em casamento pelo pai a Manecão Doca, um rústico vaqueiro da região; e também porque Pereira exerce forte vigilância sobre a filha, pois, de acordo com os seus valores, ele tem de garantir a virgindade de Inocência até o dia do casamento.
Ao lado dos acontecimentos que constituem a trama amorosa, há também o choque de valores entre Pereira e Meyer, um naturalista alemão colecionador de borboletas que se hospedara na casa do pequeno proprietário.
O choque de valores entre os dois evidencia as diferenças entre o meio rural brasileiro e o meio urbano europeu.
Defende o “casamento” entre o nativo e o colonizador numa troca de favores (temática presente em O Guarani - Ceci e família e Peri e em Iracema com Moacir, filho de Iracema e Martim. Tudo isso traduzido numa linguagem coloquial, diálogos bem feitos por sua formação de professor de Português.
Sua vasta obra conta com romances urbanos, históricos, regionais e rurais, além dos indianistas. Iracema é uma obra que denota as grandes características de Alencar: paisagista e pintor de perfis femininos.

2 comentários:

  1. Atenção: Prosa Romântica Indianista Brasileira, pertence ao grupo 04. Verificar ortografia e principalmente, acentuação. Obrigada, Vera.

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  2. O que aconteceu com o grupo 04? As correções não foram feitas, Por quê? Espero as modificações necessárias até o final do dia, Vera.

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