Prosa Romantica Indianista
O romancista procura valorizar as nossas origens. Há a transformação das personagens em heróis, que apresentam traços do caráter do bom selvagem: valentia, nobreza, brio. Essa tendência do romance romântico encontramos nas obras: O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar.
Gonçalves de Magalhães X Gonçalves Dias. Ou “A Confederação dos Tamoios" X "Canção do Tamoio". Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias apesar de terem suas literaturas voltadas ao indianismo, à natureza e à Pátria, possuem pontos de vista divergentes. Enquanto este ressalta o índio dizendo-o digno e valoroso em sua realidade, aquele o põe em uma posição de inferioridade, onde apenas em mundos distantes teria paz. Em seu poema "A Confederação dos Tamoios", que fala sobre a reunião dos chefes dos índios Tupinambás da região do litoral paulista e sul fluminense, após a revolta ante a ação violenta dos portugueses contra eles, Magalhães coloca a realidade do índio como uma luta em prol da sobrevivência; sem paz eles sonham com um paraíso nunca dantes imaginado, onde apenas a harmonia e a beleza reinam. Em contrapartida, Dias, em seu poema "Canção do Tamoio", que retrata o nascimento de um índio, cuja imagem personifica a de um verdadeiro herói (clone do cavaleiro medieval das novelas européias românticas), desenvolve o tema indígena fazendo uso de lendas e mitos, conflitos e amores, valorizando e exaltando o índio. Ambos os poemas são de foco indianista, a única mudança seria o modo como os indígenas são tratados pelos poetas. Enquanto Gonçalves de Magalhães considera o índio como "bárbaro ou selvagem", Gonçalves Dias o considera como um "bom selvagem” (uma referencia a Rousseau). Em se tratando da forma são completamente diferentes já que aquele está ainda preso aos padrões clássicos, enquanto este buscou captar a sensibilidade e os sentimentos do povo indígena, expressando uma linguagem simples e acessível, utilizando-se das métricas do Romantismo. É de levar em conta que, para a literatura brasileira, tanto os poemas de Gonçalves de Magalhães, quanto os de Gonçalves Dias, acerca do indianismo são maravilhosos, repletos de características e visões próprias, o que é comum na literatura à subjetividade. A literatura se sustenta através de suas teorias e, toda teoria surge a partir de novos fatos.
Obras
José de Alencar
Senhora de José de Alencar, retrata a oposição do dinheiro e amor. Lucíola, também de Alencar, retrata a prostituição do século XIX. É um romance urbano. O Guarani, Iracema e Diva, que é um dos romances urbanos do escritor brasileiro José de Alencar foi publicado em 1864. Também se pode considerar a continuação de Lucíola.Consolidador do romance, um ficcionista que cai no gosto popular. Sua obra é um retrato fiel de suas posições políticas e sociais: grande proprietário rural, político conservador, monarquista, escravocrata, burguês. Pode-se perceber o medievalismo no personagem de O Guarani, Peri (bom selvagem) que deveria respeitar a realidade social de que ao senhor de tudo deve-se obediência, respeito e lealdade.
Defende o “casamento” entre o nativo e o colonizador numa troca de favores (temática presente em O Guarani - Ceci e família e Peri e em Iracema com Moacir, filho de Iracema e Martim. Tudo isso traduzido numa linguagem coloquial, diálogos bem feitos por sua formação de professor de Português.Noite na Taverna
Noite na taverna, livro em que jovens embriagados contam histórias macabras de crimes e paixões. A obra de Álvares de Azevedo é o ponto mais alto do ultra-romantismo brasileiro. Apresenta sete contos marcados por violência, crime, incesto, traição e assassinato.
Inocência
Inocência é considerada a obra-prima não só de Taunay, mas também do romance regionalista de nosso Romantismo, e sua qualidade resulta do equilíbrio alcançado na contraposição de vários aspectos: ficção e realidade, valores românticos e valores da realidade bruta do sertão, linguagem culta e linguagem regional. Trata-se de uma história de amor impossível, que envolve Cirino, prático de farmácia que se autopromovera a médico, e Inocência, uma Jovem do sertão do Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário, representante típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região.
A realização amorosa entre os jovens é inviável, porque Inocência fora prometida em casamento pelo pai a Manecão Doca, um rústico vaqueiro da região; e também porque Pereira exerce forte vigilância sobre a filha, pois, de acordo com os seus valores, ele tem de garantir a virgindade de Inocência até o dia do casamento.
Ao lado dos acontecimentos que constituem a trama amorosa, há também o choque de valores entre Pereira e Meyer, um naturalista alemão colecionador de borboletas que se hospedara na casa do pequeno proprietário.
O choque de valores entre os dois evidencia as diferenças entre o meio rural brasileiro e o meio urbano europeu.
Sua vasta obra conta com romances urbanos, históricos, regionais e rurais, além dos indianistas. Iracema é uma obra que denota as grandes características de Alencar: paisagista e pintor de perfis femininos.
Atenção: Prosa Romântica Indianista Brasileira, pertence ao grupo 04. Verificar ortografia e principalmente, acentuação. Obrigada, Vera.
ResponderExcluirO que aconteceu com o grupo 04? As correções não foram feitas, Por quê? Espero as modificações necessárias até o final do dia, Vera.
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