sábado, 24 de setembro de 2011

Resumo do capítulo 3-Livro Perequê e Açu

    O Alambique da fazenda trabalhava a todo vapor.Dentro do tacho de cobre o caldo-de-cana fermentava.
Alguns escravos engarrafavam as bebidas para que fossem embaladas pra a grande viagem.Seria uma grande caminhada pelo caminho do ouro até a Vila Rica, em Minas Gerais.
    Perequê com a curiosidade aguçada, e a vontade de aprender cada vez mais, queria saber sobre a bebida que era fabricada na fazenda, até que perguntou a seu pai por que se chamava aguardente, que com convicção lhe explicou:
-Há muitos anos atrás para os escravos trabalharem mais e mais rápido, eram chicoteados, e com os ferimentos ainda abertos eram obrigados a entrar no alambique para a produação da pinga, a qual espirrava nos ferimentos, ardendo muito, nisso se deu o nome de aguardente(água ardente).Então o menino pergunta a diferença entre pinga e cachaça, e o pai responde:
-A cachaça é destilada a partir do melaço da cana; e a pinga é produzida a partir da guarapa, que é o caldo-de-cana.
    Após responder às perguntas de seu filho, Sr. Madruga pede pra que Sr. Francisco separe sus produtos: tropas de nuares, aguardentes e sacas de farinha pra levarem para vender em Vila Rica e Diamantina.
    De repente, Açu entra no Alambique e chama seu amigo Perequê pra brincarem e pegarem o cavalo Corisco.Embora Perequê não tenha aceitado, pois estava acompanhando seu pai no transporte das bebidas; e como era curioso, pediu pra Sr. Madruga, contar as histórias também para Açu, sobre o caminho que ele iria percorrer.Assim, começou a contar...
    Ainda não satisfeito, Perequê pergunta sobre a expressão "Santo do pau oco", pela qual recebe mais uma explicação...
    Logo após, Perequê e Açu foram à cachoeira andar a cavalo, e ao passarem pela senzala viram uma concentração de crianças ao redor de Joaquina, mão de Açu, que contava a história "Espírito do escravo guardião do tesouro."
    Em seguida, foram pedir permissão à mãe de Perequê, Bárbara para, então, darem a volta a cavalo,ela permitiu.Pegaram Corisco e a mula Pretinha para galoparem. Os dois saíram felizes conversando sobre as histórias que tinham ouvido na semana, e pensando que no outro dia iriam pescar.


Grupo:Giselle nº 13
          Jéssica, nº 18
          Marcella nº 29
          Raissa Ferreira nº 35
          Sabrina nº 38
          Ana Carolina nº 42



obs: Professora Vera, em nome do grupo, pedimos desculpas pela apresentação do trabalho, estava desorganizada, não preparamos nada direito; mas, aí está o resumo do capítulo, espero que goste. Obrigada.
         

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos e a professora Vera da turma 2001 pelo belíssimo trabalho feito com fantoches sobre o meu livro.
    Gostei muito! Ficou muito bom!
    Professor Carlucio Bicudo

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